PROJETO DE APRENDIZAGEM
TEMA
NOVAS TICs NA EDUCAÇÃO
TEMA FOCO
ELABORAR AULAS COM O POWER POINT
INTRODUÇÃO
Na sociedade dos tempos de hoje, de extrema evolução tecnológica, presente no dia-a-dia de nossas vidas, tanta na escola como fora dela, é urgente e imprescindível adentrarmos nesse processo de transformação da sociedade.
O sistema educacional como um todo, precisa mudar para adaptar-se a essa nova evolução tecnocientífica que geram reflexos no cotidiano escolar e adaptar essa nova sistemática para a formação de consciências críticas construtivas e de menor exclusão social.
Sabe-se que a Geração da Era Digital, como são conhecidos nossos educandos, tem fascínio e operam com maior facilidade essas novas tecnologias e os educadores, em sua maioria, foram formados em épocas anteriores e tem dificuldades em trabalhar com a educação digital, pois essa prática não era trabalhada como saberes escolares.
Pelo exposto, faz-se necessário, formação continuada para a busca de conhecimento, reflexões e práticas na Educação Digital, para nos adequarmos aos novos tempos, novas práticas educativas e aos novos saberes.
JUSTIFICATIVA
Um dos maiores desafios e dificuldades da maioria dos professores na atualidade é trabalhar usando as novas tecnologias digitais.
A nossa sociedade contemporânea é conhecida como “Sociedade da Informação” e essa informação está contida, basicamente, nas redes de informação digital, cabe aos educadores saber operar as novas tecnologias para acessar essas informações e produzir e incluir os alunos e as escolas, como um todo, nessa nova era.
A disparidade das desigualdades sociais do Brasil é bem visível no sistema educacional brasileiro, mostrando os sintomas socioeconômicos e perpetuando essa lógica do capital e negando à muitos brasileiros o direito de transformação de sua história.
Nesse embasamento é imprescindível que o governo, escolas, empresas e sociedade em geral não meça esforços para qualificar os sujeitos na educação digital, para promover a inclusão social.
OBJETIVOS
GERAL
Promover a iniciação da inclusão digital do professor/aluno para este poder incluir seus alunos nesse novo processo de transformação social e cultural.
ESPECÍFICOS
- Conhecer programas específicos da área pedagógica na Educação Digital;
- Integrar-se às novas tecnologias digitais;
- Coordenar ações para a utilização de tecnologias de informação e comunicação;
- Contribuir pra a inclusão pela escola dentro das novas tecnologias;
- Buscar a capacidade técnica e pedagógica de acesso aos programas de software;
- Desenvolver estratégias para incorporar o uso de ferramentas computacionais em nossas escolas;
- Utilizar a informática como estratégia de auxílio em nossas aulas.
PROCEDIMENTOS
- Elaborar o projeto;
- Pesquisar para sistematizar o projeto.
RECURSOS
- Computador/net e seus programas;
- Material de apoio da Proinfo;
- Orientadora do Curso da NTE da CRE de São Luiz Gonzaga.
AVALIAÇÃO
- Os resultados esperados nesse projeto é de que o aluno/professor supere, ao menos em parte, suas dificuldades na iniciação à Educação Digital;
- Avaliação do interesse e participação do aluno/professor no projeto.
REFERÊNCIAS
- Material de apoio da Proinfo: CD e apostila;
- Sites da net.
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